O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de 1987, para o Dia Internacional de Combate às Drogas.

"As drogas são um problema muito comum na sociedade atual, sendo, cada vez mais cedo o seu uso. Os jovens estão começando a ingerir bebidas alcoólicas em demasia, principalmente na período da adolescência, o qual eles querem descobrir o mundo, ou seja, se experimentar, desafiar regras, se encaixar em um grupo social, comportamentos esses que são totalmente normais no ciclo do desenvolvimento humano", explica o psicólogo do CRAS, Eduardo Bergmann.

Segundo dados do relatório mundial sobre drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial, entre 15 e 64 anos usam drogas ilícitas. Nessas últimas décadas a intensidade do problema do uso indevido de substâncias psicoativas ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio para nossa saúde pública.

"Falar sobre drogas é muito importante. Um mito dizer que falar sobre o assunto desperta a curiosidade, mas ao contrário, falar sobre o uso e suas consequências, diminuirá os riscos de se envolver com elas", destaca. Eduardo também menciona que é importante ter uma boa rede de amizades e o apoio da família, e que o CRAS está de portas abertas para dúvidas e informações.

VALORIZE A VIDA. DIGA NÃO ÀS DROGAS!

Data de publicação: 26/06/2020