O Comitê Gaúcho ElesporElas da ONU Mulheres, lança em diversas regiões do Rio Grande do Sul a campanha “Máscara Roxa”. A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídio no estado durante o período de isolamento decorrente da pandemia do Coronavírus. Ao todo, 28 mulheres foram assassinadas por questão de gênero nos meses de abril e maio, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês no ano passado.

Na terça-feira, 14/07, foi a vez dos municípios que integram as regiões do Planalto e do Alto da Serra do Botucaraí. A coordenadora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Ana Paula Musskopf e o prefeito municipal Rosemar Hentges participaram da reunião on-line de lançamento da campanha. No ato, o prefeito também esteve representando a AMASBI (Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí).

A campanha “Máscara Roxa” permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias em farmácias. Todas as farmácias com adesão estarão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa que é a “senha” para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda.
Farmácias Amigas das Mulheres no Alto da Serra do Botucaraí:

"" Ibirapuitã (Vida Farmácias, da Rede Vida)

""Campos Borges (Vida Farmácias, da Rede Vida)

""Nicolau Vergueiro (Vida Farmácias, da Rede Vida)

""Soledade (Farmácias Associadas / Vida Farmácias, da Rede Vida).

"Não se cale, denuncie!"

Data de publicação: 16/07/2020