Estrutura vai atender portadores de deficiência com equipe multidisciplinar. Um projeto que deve proporcionar mais qualidade de vida aos portadores de deficiência começa a ganhar forma em Ibirapuitã. O município recebeu na manhã desta segunda-feira, 21, a direção da Federação das APAEs no Rio Grande do Sul, através do presidente Afonso Tochetto, e do vice, Claudio Rogerio da Rosa Cruz. O convite, foi arquitetado pelo jornalista Eder Calegari. Eles foram recebidos no Gabinete, pelo prefeito Rosemar Hentges, pelo prefeito eleito, José Provenci e pelo vice, Jaime Martovicz. Os vereadores José Remi Nacimento e Fermino Gomes acompanharam a recepção.

A direção explicou os requisitos mínimos para abertura da instituição e pontuou investimentos que ainda precisam ser feitos para contemplar o funcionamento pleno das atividades. A estrutura ao lado da Escola Municipal Leonel Brizola, antiga Creche, será adaptada e ampliada para receber a APAE. A área verde próxima será incorporada para atividades motoras e de recreação. Serviços de equoterapia, método terapêutico que utiliza o cavalo, será prestado em parceria com entidades tradicionalistas. A APAE deve contar ainda com profissionais de educação física, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, dentista, assistente social, professores, voluntários, estagiários, equipes de apoio e outros. Após sua instituição, a unidade integrará a rede APAE Brasil.
“As APAEs se mantém com doações da comunidade, recursos do Estado, município e do governo Federal além de convênios com instituições parceiras e emendas parlamentares. Ibirapuitã já está com a estrutura quase pronta, restando apenas adaptá-la, constituir a associação, o estatuto e o projeto técnico. Em janeiro faremos nova visita para avançar nesta questão técnica”, explicou o presidente Tochetto.
O prefeito eleito, Provenci, disse que a prioridade é qualificar o atendimento a esta parcela da população, sem que isso represente oneração aos cofres públicos. “Sabemos da qualidade e 2seriedade dos serviços das APAEs e o quanto transformam a vida dos seus alunos e familiares. É um serviço que precisamos ter em nosso município e que cidades vizinhas também poderão usufruir”, pontuou.

O jornalista Eder comentou da ideia. “Surgiu do conhecimento das atividades através das reportagens que eu fazia e ia conhecendo cada vez mais o pessoal das APAEs. É um trabalho lindo e de excelência. Há algum tempo eu já tinha provocado vereadores mas, sem sucesso. Agora, em férias, consegui tomar frente. Eu acredito sim que a ideia é viável, independentemente de partido político, esta é uma causa maior. Precisamos deixar nossa marca no mundo, que ela seja então para o bem, para o coletivo e para quem precisa”.

Após a reunião, foi realizada uma visita ao futuro prédio da APAE em Ibirapuitã, guiada pela secretária municipal de Educação, Adriana Dalbosco, e pela coordenadora pedagógica Vanderleia Nunes Cardoso. Além delas, já são voluntários do projeto a engenheira civil Regina Schena, que dará suporte técnico, o jornalista Eder Calegari, que prestará assessoria, e o gerente do Sicredi, André Micheletto que ajudará na captação de recursos para adequação do prédio.
A prefeitura já tem uma relação com cerca de 40 nomes de pessoas aptas a receber o atendimento e uma lista de interessados será elaborada pela coordenação pedagógica. No Estado, existem atualmente 202 APAEs que atendem mais de 15 mil pessoas diretamente.

Data de publicação: 21/12/2020