O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveram na tarde de ontem, 19 de agosto, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

Na oportunidade compuseram a mesa da solenidade o Prefeito José Nicolodi Provenci, o Vice-prefeito Jaime Martovicz, o Presidente do Legislativo Luiz Carlos Finatto, a Coordenadora do CRAS e também Presidente do CMAS Ana Paula Musskopf, e a Secretária da Assistência Social Rosangela Matciulevicz.

O evento contou com a participação de Secretários Municipais, Vereadores, Agentes de Saúde, Monitoras do PIM, Conselheiras Tutelares, trabalhadores do SUAS, e comunidade em geral.

Na oportunidade, o Sr. Major Aurivan Chiocheta deu as boas-vindas aos participantes, colocou a importância da realização da Conferência, agradeceu também a oportunidade que lhes foi dada, abordou sobre o Regimento Interno da Conferência, o qual ficou disponível para quem desejasse ler, e deu início aos trabalhos da tarde, passando a palavra para a palestrante, Sra. Mara Proença Drehmer, a qual abordou o tema central da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, colocando sua importância onde a mesma possuía cinco eixos norteadores:
1) A proteção social não contributiva e o princípio da equidade no enfrentamento das desigualdades sociais;
2) Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos;
3) Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;
 4) Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre os serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de proteção social;
5) Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
Foi discutido e deliberado, junto à comunidade, as propostas chaves de cada eixo, as quais serão para ações dentro da política de Assistência Social no âmbito municipal, estadual e federal, após as propostas serão encaminhadas ao Estado e a União.

E para finalizar as atividades do evento, também foram escolhidos os Delegados que representarão o Município de Ibirapuitã na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, sendo eles: Ana Paula Musskopf e Lis Antônia Freitas (Governamental), Flávia Martins e Marlene Klar (Sociedade Civil).

Data de publicação: 20/08/2021