A empresa Unesul de Transportes LTDA, passará a ofertar novos horários em Ibirapuitã, no destino Passo Fundo – Ibirapuitã e Ibirapuitã-Soledade. O reforço começou a funcionar hoje, 6 de janeiro. O pedido partiu da Prefeitura Municipal e foi realizado durante reunião em Porto Alegre com o Daer-RS, no início de dezembro. O prefeito José Provenci e o vice, Jaime Martovicz, solicitaram avaliação para que novos horários fossem incluídos até o município, beneficiando a população que utiliza o transporte intermunicipal.

Com isso, a Unesul contará com linha de segundas à sábados, às 07h40, saindo de Ibirapuitã à Passo Fundo, e aos domingos e feriados às 18h40. Já de Passo Fundo para Ibirapuitã serão dois horários: às 15h30 e às 18h15 de segundas à sábados. De Soledade para Ibirapuitã, de segundas à sábados, às 7h, e domingos e feirados às 18h. Com o acréscimo, as linhas de Soledade à Ibirapuitã operados pela empresa Soledade Turismo, em nada mudam e seguem com seus horários de costume tanto para ida quanto para volta.

O prefeito disse que nem todos os horários sugeridos foram aceitos, mas considera a mudança um avanço. “Queremos desta forma, oportunizar mais acesso aos moradores que frequentemente vão até municípios próximos como Passo Fundo, para demandas especialmente da saúde. Bem como, é uma linha a mais para quem visita ou retorna até Ibirapuitã”, destacou Provenci.

Rodoviária

Paralelo a isso, o vice-prefeito Martovicz lembrou que a administração municipal trabalha junto ao Daer-RS para reabrir a Estação Rodoviária. Atualmente, permanece o Ponto de Embarque já que a licitação com o empresário que explorava o serviço, encerrou em 2015 e depois restou deserta. “Vamos viabilizar o modelo Agência Rodoviária que permite venda de passagens e o repasse de comissões a algum empresário que já mantenha atividade comercial legalizada no município. Por esta modalidade, não existe exigências de investimentos em mobiliário, prédio, box de estacionamento ou guichês, sendo que o Daer conecta seu sistema de passagens a estrutura do próprio empresário. Já indicamos esta demanda e aguardamos o retorno para breve”, explicou Martovicz.

Atualmente, operam em Ibirapuitã as empresas Unesul, Soledade Turismo, Helios e JL Turismo. Esta última, mantém três horários diários para Marau.

Data de publicação: 06/01/2022