O efetivo da Brigada Militar de Ibirapuitã recebeu um reforço no dia 16 de janeiro deste ano, o 2º Sargento Marcos Paulo Provenci Calegari assumiu o posto de comandante do Grupo Policial Militar sediado neste município. O comando estava sob a responsabilidade de maneira temporária do SD Claudenir Joanela, desde o ingresso à reserva do 2º Sargento Sidney Pezzini Klar.

Na segunda-feira, dia 07, o Comandante Calegari participou de uma reunião com o Prefeito Municipal José Nicolodi Provenci e o Vice-Prefeito Jaime Martovicz, onde tratou de diversos assuntos relacionados ao seu trabalho, e também aproveitou para apresentar os novos Policiais Militares que irão atuar no município.

O novo comandante reforçou a importância da parceria entre a BM local e a Prefeitura Municipal, esta parceria tem alavancado importantes melhorias nas condições de trabalho dos PMS no município, influenciando em uma melhor e mais qualificada prestação de serviço à comunidade local.

Alternativas de destino.

Segundo Calegari, após a conclusão do curso de formação de Sargentos (CTSP) haviam várias opções de destino, o mesmo optou em retornar a Ibirapuitã, pois sabe da importância do seu trabalho no local e deseja prestigiar a cidade com a qualificação que obteve em sua formação. Também influenciou na escolha o conhecimento da área e população, bem como do efetivo local, o qual considera como de extremo profissionalismo, eficiente e comprometido com o bom serviço de segurança pública.

“É o município onde fui criado e quero ver meu filho crescer aqui, me sinto responsável não só pela segurança de todos os habitantes, mas tenho planos de auxiliar também em outras áreas e contribuir para o desenvolvimento e bem estar local”, disse Marcos.

Parceria com a comunidade

Calegari destacou a forma de policiamento comunitário, forma esta que surgiu no Japão, e tem a participação efetiva da população, nas ações do policiamento e que vem dando certo em médias e pequenas cidades. O Sargento pretende aproximar ainda mais a BM local à comunidade, para isso deseja manter-se sempre conectado com os mais diversos segmentos locais, sendo escolas, conselho tutelar, comércios, associações dentre outros.

“Nossa Constituição elenca a segurança pública como um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”, ou seja, a sociedade em geral deve se sentir responsável e auxiliar os órgãos responsáveis pela ordem e paz social. Solicito que a comunidade traga informações até a BM”, completa Calegari.

O Comandante também destacou a importância do Conselho de Segurança Pública do município, e elogiou o trabalho desenvolvido pela nova diretoria, coordenada pelo Presidente Rodrigo Antonio Provenci Calegari, que juntamente com a Prefeitura vem contribuindo com melhorias significativas da BM, não só do município, mas da região.

“E gratificante poder contar com o apoio de outras pessoas e órgãos, isso nos motiva ainda mais a desempenhar nossas funções. Ano passado contamos com o apoio também de várias empresas na estruturação de nosso quartel, com certeza isso é fator de valorização e estímulo profissional”, destaca o Comandante.

Ocorrências em geral:

Calegari mencionou que o foco do seu trabalho será na prevenção
e repressão aos principais crimes que são registrados no município.

Dará ênfase a repressão ao tráfico de drogas e entorpecentes e aos roubos e furtos em propriedades rurais, onde pretende agir em parceria com órgãos de inteligência e com a comunidade. colocou que pretende buscar junto com o escalão superior desenvolver um plano para melhor utilização dos recursos disponíveis aumentando a eficiência das ações da BM no município”.

Por fim o Sargento enalteceu o trabalho desenvolvido pelo efetivo da Brigada até o momento, lembrando que o constante patrulhamento e abordagens têm funcionado como meio de prevenção e dissuasão de delitos, lembrou que a Instituição está sempre pronta para apoiar os mais diversos órgãos, com destaque aos apoios prestados ao Conselho Tutelar na defesa de nossas crianças e a Secretária de Saúde, nos mais diversos tipos de intervenções já realizadas.

"Estamos rotineiramente sendo chamados para apoiar esses órgãos, nos mais diversos tipos de ocorrências que se possa imaginar, desde surtos psicóticos, questões pandêmicas e agressões, dentre outros”, finalizou.

Os gestores desejam êxito e sucesso ao novo Comandante Calegari e reforçaram o apoio e parceria da Administração Municipal com a BM.

A Brigada Militar de Ibirapuitã tem sua sede na Av. Brasil, nº 1420, e atende 24 horas pelos telefones 190, 54 991216421, 54 3381 1062 e 54 33814405.

Data de publicação: 10/02/2022