Criado em 15 de dezembro de 1987, através da Lei Nº 8486, o município de Ibirapuitã comemorou seus 35 anos de emancipação na última quinta-feira, com uma programação especial que teve início na quarta-feira dia 14 com a abertura da Feira da Agricultura Familiar, onde nos dos dias de evento produtores locais estiveram expondo produtos fresquinhos e de qualidade produzidos em suas propriedades rurais.

As comemorações alusivas ao aniversário do Município ainda contaram com enumera atividades, como o 1º Seminário Empreendedorismo e Turismo Rural, onde a Turismóloga Mara Muniz esteve abordando o tema “Turismo Rural”, também o Senar/RS juntamente com Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirapuită estiveram promovendo uma Roda de Conhecimento. A Empresária e Palestrante Fernanda Oliveira esteve abordando o tema “Empreendedorismo x Motivação”. Elias e Vanessa Facchi, proprietários do Recanto dos Pomares e Casa do Recanto e a proprietária da Agroindustria Casarão Janice Jacob Schultz, proprietária estiveram abrirantando com “Case's de Sucesso”.

A cultura também esteve em destaque, com apresentação da Terceira Idade, Ato Ecumênico - Encontro de Louvores, apresentações com Banda Especial, Banda Municipal, Balé, Coral, Grupos de Danças do CTG Seiva Pampeana e o talento Silvio Meazza.

Um dos momentos mais aguardados durantes as festividades foi a 2ª Edição do Encontro de Gaiteiros que reuniu inúmeros artistas locais e da região, contando com a visita e participação de gaiteiros da cidade de Almirante Tamandaré do Sul “Terra do Gaitaço”.

Em seu pronunciamento durante o Ato Oficial em comemoração aos 35 de Ibirapuitã, o vice-prefeito Jaime Martovicz, enalteceu os produtores do município pelo destaque que ocupam na agricultura familiar e no turismo que vem crescendo em Ibirapuitã. “Nós precisamos valorizar o que é da nossa terra, mostrar aquilo que produzimos tendo nossa identidade.” disse Jaime.

O prefeito José Nicolodi Provenci, destacou o importante trabalho de todos, gestores e legisladores em prol do Município. “É graças a um grupo de trabalho que se consegue conquistas, motivos para comemorarmos temos de sobra, às vezes somos nós que não valorizamos as mesmas. Nestes dois anos de administração tivemos mais de dois milhões e meio de investimentos em obras, sendo mais de quinhentos mil de contrapartida com recursos próprios da prefeitura.” disse o prefeito.

Em seus discursos, Provenci enalteceu os prefeitos que administraram o município nestes 35 anos de história, onde cada um foi fundamental fazendo a sua parte para o desenvolvimento de Ibirapuitã.

O presidente da Câmara de Vereadores, Josil Morais, destacou as inúmeras conquistas que estão acontecendo em Ibirapuitã, citando os grandes investimentos nas áreas da saúde e educação. “Neste ano optamos em não realizar um evento amplo como tradicionalmente vinha acontecendo com feiras e shows nas festividades de aniversário do município, para investirmos estes recursos em educação, saúde e contrapartidas em relevantes obras, como a pavimentação da Avenida Borges do Canto, pavimentação na comunidade do Passo Laje, pavimentação na Rua João Pedro Senger no Bairro Floresta e outras obras que terão incio em breve nos bairros Horizonte, Gramado e Jardim, bem como na modernização da nossa Praça Central que está recebendo um investimento de quase um milhão de reais, onde teremos uma das peças mais belas do Estado, proporcionando a realização de grandes eventos até mesmo em dias chuvosos.” disse Morais.

As atividades comemorativas ao aniversário de Ibirapuitã aconteceram  nos dias 14 e 15 de dezembro, contando com um grande público, sendo realizadas no Salão Paroquial em virtude das obras que estão ocorrendo na Praça Thomaz da Silva Portella.

A Administração 2021/2024 agradece a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para o sucesso do evento, seja participando na organização, expondo, se apresentando nas atividades culturais ou prestigiando.

Nosso muito obrigado a todos!

Data de publicação: 17/12/2022