O Município de Ibirapuitã realizou no dia 30 de maio de 2023 a IX Conferência Municipal de Assistência Social. A qual teve como tema central - A Reconstrução do SUAS: “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

O evento contou com a participação do Prefeito Municipal, Secretários Municipais, Vereadores, Agentes de Saúde, Monitoras do PIM, Conselheiras Tutelares, COMDICA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, trabalhadores do SUAS e comunidade em geral.

Na oportunidade, o Sr. Major Aurivan Chiocheta deu as boas-vindas aos participantes, colocou a importância da realização das Conferências, tanto em âmbito Municipal quanto nas demais Esferas Públicas.

Para dar início aos trabalhos da tarde a palestrante, Mara Proença Drehmer, abordou o tema central da IX Conferência Municipal de Assistência Social, colocando sua importância bem como refletindo os cinco eixos norteadores:

Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.

Eixo 2 - Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?

Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.

Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Ao intervalo de cada eixo, foram discutidos e deliberados, junto à comunidade, possibilidades e alternativas de propostas a cada eixo, as quais serão ações dentro da política de Assistência Social no âmbito Municipal, Estadual e Federal, propostas essas, que serão encaminhadas ao Estado e a União.

A tarde foi de muita reflexão, o que permitiu os próprios trabalhadores do SUAS avaliar o processo de trabalho, contribuindo com as alternativas propostas.

Na sequência foram escolhidos os Delegados que representarão o Município de Ibirapuitã na próxima Conferência Estadual de Assistência Social. Como encerramento, da tarde de conhecimento e reflexões foi servido um coffee break.

Mais um vez gostaríamos de agradecer a Equipe do Major Schiochetta e a Assistente Social Mara Drehmer por todo suporte estabelecido na realização da IX Conferência.  Um agradecimento especial a todos os participantes que se fizeram presentes.

Data de publicação: 31/05/2023