No último dia 02 de maio, alunos do 7º nível do curso de veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram visitas a produtores de leite no município de Ibirapuitã, acompanhados pelo professor João do Canto. Após as visitas, a comitiva seguiu para a Prefeitura Municipal, onde se reuniram com o prefeito José Nicolodi Provenci para discutir uma possível parceria entre a UPF e a administração local.

Durante a reunião, o professor João do Canto destacou a importância de estabelecer uma colaboração entre a universidade e a prefeitura, visando oferecer suporte aos produtores de leite de Ibirapuitã por meio da expertise e recursos disponíveis na instituição de ensino. A parceria teria como objetivo principal auxiliar os pequenos e médios produtores, com foco nas questões reprodutivas e no fortalecimento das associações familiares.

A Universidade de Passo Fundo, reconhecida pelo seu compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento regional, tem grande interesse em contribuir para o crescimento e aprimoramento da produção leiteira em Ibirapuitã. Por meio da estrutura e conhecimento disponíveis, a UPF busca fornecer apoio técnico, capacitação e ações de extensão que atendam às necessidades identificadas pelos produtores locais.

O prefeito José Nicolodi Provenci se mostrou receptivo à proposta de parceria, reconhecendo o potencial benefício para o desenvolvimento da economia rural do município. Ele ressaltou a importância de investir em estratégias que fortaleçam o setor leiteiro, destacando o papel fundamental dos pequenos e médios produtores para a sustentabilidade e o progresso do município.

A iniciativa da UPF e da Prefeitura de Ibirapuitã em estabelecer essa parceria demonstra o comprometimento de ambas as instituições em fomentar o desenvolvimento local e promover o bem-estar dos produtores de leite. Com uma visão de longo prazo, a expectativa é que essa união contribua para o crescimento sustentável do setor agropecuário no município e para a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas na atividade leiteira.

Data de publicação: 07/06/2023