Na manhã desta sexta-feira, 1º de Setembro, a Praça Thomaz da Silva Portella, em Ibirapuitã, foi palco da solene Abertura da Semana da Pátria 2023 que tem como tema este ano Valores "Homens de valor são aqueles que são responsáveis pelo que falam e fazem". O evento, que já se tornou uma tradição na cidade, reuniu dezenas de cidadãos que se uniram para celebrar o amor à pátria e reafirmar o compromisso com os valores nacionais.

A cerimônia teve início com a chegada dos cavalarianos do CTG Seiva Pampeana, que conduziram com orgulho a Chama Crioula, símbolo da cultura gaúcha e elemento central das festividades. O público presente aplaudiu calorosamente a passagem dos cavalarianos, demonstrando o respeito e a admiração pela tradição do Rio Grande do Sul.

Em um momento de grande emoção, foi realizado o tradicional acendimento da Pira da Pátria, cujas chamas simbolizam a união e o espírito cívico que devem guiar a nação brasileira. O hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Ibirapuitã também marcou a ocasião, enaltecendo os laços que unem a cidade ao país.

Autoridades políticas, religiosas e militares estiveram presentes no evento, destacando a importância da união de esforços em prol da pátria. O Vereador Josil Morais, representando o Poder Legislativo, discursou sobre a relevância do patriotismo e do compromisso com o desenvolvimento de Ibirapuitã.

O Prefeito José Nicolodi Provenci e o Vice-prefeito Jaime Martovicz também fizeram pronunciamentos, enfatizando a importância da participação ativa da comunidade nas questões que envolvem o município e a nação como um todo.

A Abertura da Semana da Pátria em Ibirapuitã contou com a presença de representantes de diversas entidades locais, estudantes e a comunidade em geral, que se emocionou ao entoar o Hino Nacional Brasileiro em coro. O evento não apenas celebrou a pátria, mas também reforçou os laços de união e compromisso que permeiam a cidade.

As comemorações da Semana da Pátria em Ibirapuitã prometem ser marcadas por eventos cívicos e  culturais que envolverão toda a comunidade ao longo dos próximos dias, onde estudantes das escolas da Rede Municipal e da Estadual diariamente estarão realizando apresentações, reafirmando o amor e o respeito pelo país e seus valores.

Data de publicação: 01/09/2023