Uma história de solidariedade e conexão emocional cruzou fronteiras e uniu pessoas de dois países. Valentina, uma adorável menina argentina de 04 anos de idade, recebeu presentes e lembranças especiais de Ibirapuitã, graças a um inesperado acontecimento que começou com a descoberta de um balão azul.

Tudo começou quando Vilson Becker Gehring, um morador de Ibirapuitã, estava trabalhando em sua lavoura no interior da cidade em 22 de agosto. Enquanto realizava suas atividades, ele notou um balão azul quase vazio pendurado em uma cerca de sua propriedade rural. Ao pegar o objeto, ele teve uma surpresa emocionante: o balão continha uma mensagem que vinha da Argentina.

A mensagem no balão intrigou Vilson, e foi sua sobrinha, Catiane De Almeida Avila, quem decidiu investigar as informações contidas no texto. Foi então que ela fez uma descoberta surpreendente: o endereço e as redes sociais de uma escola na Argentina que havia comemorado o Dia das Crianças em 20 de agosto. A instituição em questão era a Escola de San José de la Esquina, uma comuna com 7,2 mil habitantes na província de Santa Fé.

Na comemoração do Dia das Crianças, as crianças da escola escreveram seus desejos em pequenas mensagens e as prenderam em balões coloridos. Todos os balões foram soltos ao ar, e um deles viajou incríveis 1.272 quilômetros, até chegar em Ibirapuitã.

Catiane e seu pai, José Luiz, embarcaram em uma emocionante jornada até a Argentina para entregar pessoalmente os presentes à pequena Valentina. Na ocasião, eles presentearam Valentina com duas caixas repletas de presentes enviados por sua família, além de uma cesta especial preparada pelo município de Ibirapuitã. A cesta continha maquiagens, brinquedos e uma xícara personalizada com a foto da cidade, acompanhada de uma carta escrita pelo Prefeito José Nicolodi Provenci.

Dana Romero mãe de Valentina expressou sua imensa gratidão, afirmando: "Sinceramente, sem palavras. Estou muito feliz e agradecida à família brasileira por vir conhecer Valentina. Obrigado a todos os brasileiros por nos enviar tantos presentes, por serem tão adoráveis!!! Valentina mais que feliz, grata por toda atenção para meus filhos e para mim! E a todas as pessoas por tantas saudações! De coração muito animado e agradecido!!!! Obrigado por realizar o desejo da Valentina e também do seu irmão Batista".

Essa história notável de amor e solidariedade transcendeu fronteiras, unindo duas comunidades em um gesto que ficará para sempre no coração de Valentina e de todos os envolvidos.

Texto: Eder Lodi

Data de publicação: 13/09/2023