A administração municipal reforça o compromisso em promover o desenvolvimento agrícola local e trabalhar em parceria com os produtores e entidades para fortalecer a economia do município.
Na última segunda-feira, 20 de janeiro, importantes avanços foram realizados para a implantação do Programa de Irrigação no município de Ibirapuitã. O Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Gauer, acompanhado pelo vereador Fermino Gomes e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirapuitã, Leocir Scherner, esteve em Porto Alegre para discutir os detalhes do programa com o chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Agricultura, Jorge, representando o Secretário Estadual Clair Kuhn.
Durante o encontro, foi apresentado o programa estadual que oferecerá aos agricultores a possibilidade de implantar sistemas de irrigação em áreas de até 25 hectares. O estado subsidiará 20% do valor total a fundo perdido, e o restante poderá ser financiado com um prazo de pagamento de até dez anos. A iniciativa busca fortalecer a agricultura local, promovendo maior segurança hídrica e produtividade para os produtores.
Para orientar os agricultores sobre como aderir ao programa, foi marcada uma reunião no dia 14 de fevereiro, a partir das 13h30, no CTG Seiva Pampeana de Ibirapuitã. O evento contará com a participação de equipes técnicas da Secretaria Estadual da Agricultura, EMATER e Meio Ambiente, que trarão informações detalhadas e esclarecerão dúvidas sobre o processo de adesão.
O Secretário Pedro Gauer enfatiza a importância da participação dos produtores e também destaca que participarão membros da administração municipal e serão convidados vereadores e representantes de municípios vizinhos, como Nicolau Vergueiro, Ernestina, Tio Hugo e Mormaço, ampliando o impacto regional da iniciativa.
“Este programa é uma grande oportunidade para os agricultores de nosso município investirem em sistemas de irrigação, garantindo maior produtividade e sustentabilidade. Convidamos todos os interessados a participarem da reunião e se informarem sobre os benefícios e condições oferecidos”, destacou Gauer.
Data de publicação: 22/01/2025
Créditos: Eder Lodi