CRAS NA COMUNIDADE

Com o objetivo de levar os serviços socioassistenciais cada vez mais próximos das famílias, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Ibirapuitã deu início nesta semana a uma nova etapa de descentralização dos atendimentos, com a atuação de sua equipe móvel nas comunidades do interior do município.

As atividades começaram na última segunda-feira, dia 5 de maio, com oficinas na comunidade de Quebra-Dente. Já na terça-feira, dia 6, foi a vez da comunidade de Passo da Lage receber a equipe. Na quarta-feira, 7 de maio, as ações chegaram até a comunidade de Santos Vaz. Nesses encontros, além de oficinas de artesanato, serão desenvolvidas ações como atualização do Cadastro Único, campanhas informativas e orientações sobre os diversos serviços ofertados pelo CRAS.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Letícia Perin, nas comunidades de Quebra-Dente e Passo da Lage as oficinas ocorrerão semanalmente. Em Santos Vaz, os encontros acontecerão a cada 15 dias. A expectativa é de que, conforme a demanda e o interesse da população, as oficinas sejam estendidas para outras localidades do interior.

Letícia destaca que a descentralização é uma estratégia essencial para garantir o acesso da população aos serviços assistenciais, especialmente daquelas famílias que vivem em regiões mais afastadas. “Levar o CRAS até as comunidades possibilita atender mais pessoas, promover inclusão social e acompanhar as famílias com mais agilidade. Além disso, fortalece o vínculo entre o CRAS e a comunidade, e permite compreender melhor as necessidades de cada localidade”, afirma.

O CRAS é um espaço fundamental para acolhimento e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Com essa iniciativa, a Administração Municipal reafirma seu compromisso com a promoção da cidadania e a garantia de direitos para todos os ibirapuitenses, especialmente os mais vulneráveis.

Data de publicação: 09/05/2025

Créditos: Eder Lodi