DECORRENTE DE RISCO EPIDEMIOLÓGICO ENVOLVENDO SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS AGUDAS GRAVES

O Prefeito Rosemar Hentges através do Decreto Municipal nº 3.500/2025, reconhece a Situação de Emergência em Saúde Pública no Município de Ibirapuitã devido ao risco epidemiológico envolvendo Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), e eventual risco de desastre que poderá implicar na atuação direta de área de saúde pública, nos termos do art. 2º, do Decreto Estadual nº 58.171/2025.

O município regista um aumento significativo no número de casos de pacientes positivados para a gripe h1n1.

Fica instituída a OBRIGATORIEDADE do uso de máscaras faciais por todos os servidores públicos que atuam na Unidade Básica de Saúde do município durante o horário de expediente, inclusive durante visitas domiciliares e atendimentos realizados fora da sede da UBS.

A Secretaria de Saúde pede aos munícipes que em caso de sintomas gripais, usem máscara, lavem bem as mãos e evitem aglomerações. Considerando que, em consequência da situação, há risco de aumento de ocorrências relativas a doenças infecciosas geradas por vírus respiratórios, bem como de crescimento constante de formação de filas de espera nos serviços de emergência para atendimentos em saúde, caracterizando elevado risco sanitário à população.

PEDIMOS A COMUNIDADE QUE PROCUREM A UNIDADE DE SAÚDE PARA TOMAR A DOSE DA VACINA.

Data de publicação: 22/05/2025