SAÚDE
O Município de Ibirapuitã, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, no dia 07 de janeiro de 2026, a importantes ações de monitoramento e prevenção do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Uma das estratégias implantadas foi a instalação de 39 ovitrampas, armadilhas utilizadas para identificar a presença e a concentração do mosquito no perímetro urbano. As ovitrampas estão distribuídas em residências localizadas em pontos estratégicos, abrangendo diferentes áreas da cidade, permitindo um monitoramento contínuo e preciso da infestação.
Paralelamente, ao longo da semana, diversos prédios públicos do município receberam o BRI – Borrifação Residual Intradomiciliar, técnica que consiste na aplicação de inseticida em superfícies internas, contribuindo para a redução do mosquito adulto em ambientes de maior circulação de pessoas.
As ações continuarão sendo realizadas e, após a conclusão do BRI nos prédios públicos, a borrifação será estendida a residências, que serão definidas a partir do delineamento técnico apontado pelo monitoramento das ovitrampas, identificando as chamadas áreas quentes, onde há maior presença do mosquito.
É importante destacar que as visitas domiciliares das Agentes de Combate às Endemias (ACEs) seguem ocorrendo normalmente, com orientações à população e ações preventivas contínuas, conforme os protocolos do Ministério da Saúde.
Neste período de chuvas e altas temperaturas, o Município reforça o pedido de colaboração da população, especialmente na manutenção dos pátios limpos, eliminação de recipientes que possam acumular água parada e na manutenção adequada de piscinas, que devem permanecer tratadas e cobertas.
O combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade compartilhada, e a participação da comunidade é fundamental para a eficácia das ações e para a proteção da saúde de todos os ibirapuitanenses.
Data de publicação: 14/01/2026